Aprender um idioma é ainda melhor se você consegue fazer um intercâmbio. Além de ser uma experiência memorável, você entra em contato com pessoas de diversos países, descobre um novo lugar e pode até ganhar dinheiro na moeda local, em alguns casos.
Que tal descobrir os melhores tipos de intercâmbios para aprender inglês e as características de cada um?
Índice
- Idiomas
- Ensino Médio
- Au pair
- Inglês + trabalho
- Inglês + estudos
- Universitário
- Voluntariado
- Estágio ou trainee
- Prepare-se para o intercâmbio com a IP School
Idiomas
Uma das modalidades mais conhecidas é o intercâmbio de idiomas. Nela, você viaja até o país que tem como idioma principal aquele que você deseja aprender e passa no mínimo 1 semana estudando. Geralmente, os cursos mais comuns duram a partir de 2 semanas e dependendo do país, você pode ficar 1 ano ou até mais.
Ao escolher esse tipo, você deve considerar algumas coisas: onde você vai ficar (na casa de uma família local, na instituição de ensino ou você prefere encontrar uma moradia por conta própria?), quanto tempo você tem disponível para estudar no país, qual o seu orçamento (isso pode impactar na escolha da escola e da moradia) e, por fim, se você pretende tentar ficar no país após os estudos (alguns países permitem que você estenda sua estadia e até mesmo possa morar por lá).
Geralmente as escolas fazem programas com os alunos no período da tarde, com passear pela cidade com um guia, ir para uma cidade vizinha ou uma noite de jogos. Em algumas instituições você tem que pagar para participar dessas atividades, em outras não.
Você também pode escolher o tipo de curso que você quer. Se você quer ter aulas intensivas (manhã e tarde), se você quer estudar inglês para negócios ou se apenas deseja melhorar o seu inglês. Em todos os casos, os alunos realizam uma prova (muitas vezes presencial) para descobrir o seu nível de inglês e para qual turma serão mandados.
Algumas universidades oferecem cursos gratuitos para estrangeiros, porém, você tem que arcar com os seus custos.
Ensino Médio
Um sonho de muitos é estudar nos famosos high school. Essa é uma possibilidade para aqueles que estão a partir do nível intermediário no inglês.
O adolescente pode passar 1 semestre ou 1 ano de seu ensino médio no país. Sua residência se dá com uma família estrangeira, para que o intercambista possa ter uma vivência mais aprofundada na cultura local e por ser menor de idade.
Au pair
Apesar de o foco principal do au pair ser cuidar de crianças, é possível estudar e aprender inglês durante o intercâmbio.
Nele, você trabalha cuidando das crianças da sua host family. Eles tem que te dar um salário e moradia, além das refeições (mas tudo é negociado com a família antes da viagem).
Além do salário, o intercambista recebe a oportunidade de fazer um curso pago pela host family, mas deve ser até um valor X. caso você escolha um curso mais caro, você tem que pagar a diferença.
O au pair tem uma duração mínima de 1 ano e se o participante desejar, pode estender o seu visto por mais 1 ano de trabalho.
Inglês + trabalho
Em um dos intercâmbios para aprender inglês mais comuns, o intercâmbio de estudo e trabalho, você estuda de manhã e trabalha durante a tarde ou noite.
Não são todos os países que permitem esse tipo de intercâmbio. Os Estados Unidos são um exemplo. O visto de estudante proíbe que o seu portador trabalhe. Porém, a Irlanda, por exemplo, é o país mais reconhecido nessa questão.
No país europeu, muitos brasileiros migraram a partir do estudo de inglês. As leis mais flexíveis permitiram que eles entendessem visto de estudante e encontrassem trabalhos que os possibilitem morar por lá.
Outros países conhecidos por oferecer esse serviço são a Austrália e a Nova Zelândia. Entretanto, cada país tem as suas regras e um tempo mínimo de duração do intercâmbio para começar a trabalhar.
Inglês + estudos
Muito comum para aqueles mais avançados no inglês, o intercâmbio de idiomas + atividades extras te possibilita estudar 2 coisas ao mesmo tempo: inglês e uma atividade de sua escolha. As opções mais comuns são fotografia, culinária ou artes cênicas, porém, cada agência tem suas opções.
Universitário
Esse é um dos tipos de intercâmbios para aprender inglês menos conhecidos. O intercâmbio universitário tem 2 tipos: a graduação ou a pós-graduação.
No primeiro tipo, você pode cursar a faculdade no exterior ou fazer a famosa graduação sanduíche: começa no Brasil, faz um pouco lá fora, termina em solo nacional. Ela depende da sua faculdade, pois os estudantes podem fazer 1 semestre ou 1 ano nas universidades conveniadas com a sua instituição brasileira. Cada lugar tem sua lista de faculdades “irmãs” e os requisitos para cada uma. A segunda opção é a de fazer um curso de pós-graduação fora do Brasil. Em todas, os alunos podem optar por fazer aulas complementares do idioma para aperfeiçoas o conhecimento.
Em ambas as opções, além de você turbinar o seu currículo e adquirir novos conhecimentos na sua área, você pode fazer aulas diferentes e treinar o seu inglês não só acadêmico, como também com seus colegas.
Algo importante é que para ingressar em uma universidade estrangeira, eles pedem um exame de proficiência no idioma local ou do curso escolhido (algumas universidades oferecem graduações em outros idiomas).
Voluntariado
Junto com o au pair, o intercâmbio voluntário é tido como o mais em conta para se fazer, porém, como o nome sugere, você não recebe pelo seu trabalho.
Você vai até outro país e recebe refeições e moradia gratuitamente, o que significa que seus custos de ida e de compras ou viagens internas no país ou na região são por sua conta.
Além de você conhecer pessoas de outros lugares e ganhar experiência, é uma ótima forma de praticar o seu inglês e aprender a linguagem de diversas áreas.
Estágio ou trainee
Seja durante sua graduação ou depois de sua formação, você tem a possibilidade de adquirir experiência fora do Brasil. No intercâmbio de estágio ou trainee, cada empresa tem seu requisito, mas normalmente pedem pela disponibilidade e por um inglês mais intermediário ou avançado. Você envia seus documentos e depois faz uma entrevista.
Você pode ou não receber salário, e os custos de ida podem ou não serem pagos pela companhia.
Prepare-se para o intercâmbio com a IP School
Sempre dá um frio na barriga ao embarcar em um dos intercâmbios para aprender inglês, ainda mais ao se imaginar falando com nativos ou com estrangeiros. É normal se perguntar se o seu conhecimento é o suficiente ou se você vai conseguir entender o que disserem em uma conversa.
Com a IP School, você aprende inglês online e tem aulas personalizadas de acordo com os seus objetivos e com as suas dificuldades. Sinta-se mais confiante com a IP School!
Isso depende do tipo de intercâmbio que é escolhido. Alguns têm o tempo mínimo de 1 ou 2 semanas ou 6 meses. Quanto ao limite máximo, pode variar, podendo ser até 1 ou 2 anos, em alguns casos.
Geralmente, os intercâmbios exigem um inglês intermediário, porém, caso você queira focar no aprendizado do idioma, você pode viajar com apenas o básico.
Para fazer essa escolha, você deve pensar nos seus objetivos com esse intercâmbio: você quer apenas estudar inglês ou também ganhar dinheiro? Está disposto a trabalhar e a passar um tempo longe do Brasil?
A IP School oferece classes de acordo com as suas dificuldades e necessidades. Podem ser aulas de conversação, de preparação para testes, de estudo da língua inglesa…