Caso você tenha o desejo de estudar fora do Brasil, você terá que fazer um exame de certificação em inglês ou algumas provas para ingressar na universidade, dependendo da instituição e do tipo de graduação e curso.
No caso dos cursos de pós-graduação, existem alguns testes para que você seja aceito no mestrado. Conheça a certificação internacional GRE, ou Graduate Record Examination.
Índice
- O que é o exame de proficiência GRE
- Onde e como fazer o teste
- Divisão da prova
- Escrita analítica
- Raciocínio verbal
- Raciocínio quantitativo
- Pontuação
- Estude para os testes de proficiência com a IP School
O que é o exame de proficiência GRE
O Graduate Record Examination é um exame pedido para aqueles que desejam fazer pós graduação fora do Brasil, principalmente para mestrado.
Ele é responsável por medir as habilidades necessárias para o sucesso em cursos de pós-graduação, como: raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica.
Existem 2 versões da prova: uma geral e uma focada em cursos específicos.
Onde e como fazer o teste
Há duas opções de locais para a realização do teste: em um centro de aplicação ou em casa. Em ambas as versões, a prova é digital, ou seja, feita em um computador.
Para você fazer a certificação internacional GRE, tem que se inscrever na organização que aplica e gerencia o exame, a ETS e pagar uma taxa. Ela varia dependendo de qual dos dois testes você escolher: o teste geral é de cerca de 220 dólares, e a outra versão é mais barata, um pouco acima de $150.
Divisão da prova
A primeira parte da prova é a escrita analítica. A seção de raciocínio verbal e a de raciocínio quantitativo não tem ordem de aparição, ou seja, depois da escrita analítica, qualquer uma delas pode aparecer.
Em ambas as seções de raciocínio, a segunda parte da prova é adaptada de acordo com os resultados da primeira etapa. Isso significa que o grau de dificuldade da segunda seção de raciocínio verbal e raciocínio analítico depende do seu desempenho geral na primeira seção.
Um exemplo: se você se sair bem na primeira parte da prova de raciocínio verbal, a segunda parte do exame terá um nível mais alto de dificuldade.
A pontuação para o raciocínio verbal e o raciocínio quantitativo leva em conta o número de perguntas respondidas de maneira correta nas duas seções de cada prova, assim como o nível de dificuldade das etapas.
Escrita analítica
Primeiramente, o seu pensamento crítico é analisado no formato de duas redações, além de medir sua articulação de novas ideias de forma clara e eficaz. De acordo com o site da ETS, ela dura 30 minutos e a tarefa é “analisar um problema”.
Raciocínio verbal
Ela é basicamente responsável por analisar a sua capacidade de raciocinar ou entender um discurso. No site da ETS, ela aparece com uma duração de 3 minutos e 41 segundos e é dividida em 2 seções: uma com 12 perguntas e outra com 15 questões.
Raciocínio quantitativo
Aqui, a habilidade de resolver problemas se da a partir da resolução de conceitos de aritmética, álgebra, geometría e análise de dados. Assim como na etapa anterior, são menos de 4 minutos (3 minutos e 46 segundos) e a prova é dividida em duas seções: uma com 12 perguntas e a outra com 15 questões.
Pontuação
A sua pontuação está disponível no site da ETS depois de cerca de 10 a 15 dias após a data do seu teste. No GRE, a nota varia de 130 a 170 pontos nas seções de raciocínio verbal e quantitativo e de 0 a 6 pontos na parte de escrita analítica.
Porém, não há como reprovar no teste.Você deve medir sua nota de acordo com a universidade que você escolheu cursar. Cada instituição e cada curso tem a sua nota de corte para cada exame de proficiência aceito por eles. Por exemplo: vamos pensar na universidade de Harvard.
No curso de história, as notas para o raciocínio verbal são de 165 a 169 pontos e para o raciocínio quantitativo são de 152 a 156 pontos.
Já no curso de ciências da computação, é o contrário: para a parte de raciocínio verbal, são 153 a 157 pontos e para o quantitativo, são de 159 a 163 pontos.
Caso seu desejo fosse um desses cursos, suas notas teriam que estar entre um mínimo e um máximo aceito. Cada curso em cada universidade tem a sua nota específica.
Estude para os testes de proficiência com a IP School
A IP School oferece aulas online ou presencialmente em uma de nossas unidades para aqueles que desejam continuar sua jornada no inglês.
Escolha entre aulas individuais ou em grupo. Suas classes são personalizadas de acordo com as suas necessidades. Caso você queira fazer aulas de conversação, ou se preparar para os exames de proficiência ou apenas aulas pontuais, em determinados momentos da sua jornada, é possível. Aqui, levamos em consideração os seus desejos e suas necessidades!
Estude para a certificação internacional GRE com a IP School.
A prova pode ser feita em casa ou em um centro de aplicação. No Brasil, existem alguns lugares espalhados pelo país para a prova presencial.
Sim. A prova toda é em inglês, já que o estudante deseja ingressar em uma universidade estrangeira.
Sim, é possível. Tem alguns requisitos para conseguir isso, porém, em sua maioria, as reduções de taxa são apenas para norte-americanos.