Entenda, de uma vez por todas, por que você não precisa ter medo de falar Inglês

Um problema muito recorrente na vida dos brasileiros que desejam desenvolver suas habilidades em outro idioma é o medo de falar na outra língua. Essa questão se torna ainda mais significativa se a língua a ser dominada for o Inglês. Por ser, atualmente, o idioma mais falado no mundo, diversas pessoas acreditam que todo o planeta já sabe se comunicar fluentemente na Língua Inglesa, menos elas mesmas. Fato este que não passa de um grande mito, afinal, a parcela brasileira, por exemplo, que sabe falar em inglês com domínio é minúscula (https://www.ipschool.com.br/blog/160035-saiba-agora-porque-apenas-005-dos-brasileiros-sabe-falar-ingles-fluentemente.html).

Por incrível que possa parecer, alguns estudantes apresentam resistência para falar em Inglês até mesmo nos seus intercâmbios. Já pensou você, após ter investido tanto tempo e recursos financeiros para aprender a Língua Inglesa, ficar totalmente envergonhado e inibido para falar em Inglês no próprio intercâmbio? Seria terrível, não é mesmo? Principalmente por conta que viagens internacionais existem justamente a fim de que a pessoa tenha a possibilidade de se aperfeiçoar na língua em que está buscando dominar.

Então, para evitar esse tipo de situação desconfortável, que tal a gente começar a derrubar esse seu medo? Se sim, então se liga nas dicas a seguir!

O domínio em Inglês só vem se você estiver disposto a arriscar!

Sempre que você estiver se sentindo inseguro e hesitante ao tentar falar em Inglês, lembre-se que a fluência só vem através do contato direto com a língua estrangeira e sem medo e/ou vergonha de errar.

Durante seu processo de aprendizagem é natural que você apresente erros na comunicação (ex.: pronúncia, conjugação verbal), mas tenha a noção de que isso é algo completamente natural e intrínseco ao processo de aprendizagem de uma nova língua. Afinal, a frase “errando é que se aprende”, apesar de clichê, é totalmente válida para o caso do aprendizado de Língua Inglesa.

Outro ponto muito importante é que você, durante sua jornada de aprendizagem, não se importe com críticas ou piadas de mau gosto que visem diminuir sua habilidade com o Inglês. Trate as críticas construtivas como algo natural e positivo, mas ignore qualquer tipo de “brincadeira” que porventura venha a ocorrer, até porque tais piadas, geralmente, vêm de pessoas que não sabem falar Inglês fluentemente. Todos os que se dedicaram para apresentar um bom domínio em Inglês sabem como ocorre o processo de aprendizagem.

Adote o uso do Inglês em todas as situações do seu cotidiano

Seja em casa, na escola, na faculdade ou no trabalho procure sempre estar pensando na Língua Inglesa. Por exemplo, se você estiver andando na rua e ver uma pessoa usando um tênis que lhe chamou a atenção, tente descrever tal calçado (cor, modelo, marca, tamanho). Use outros objetos que te interessarem para fazer o mesmo, independentemente do local em que você estiver. Com certeza essa prática irá te ajudar, e
muito, no domínio das palavras em Inglês.

Aliás, um ponto essencial: lembre-se de pensar somente em Inglês. Não tente fazer traduções! Com o decorrer do tempo essa prática irá fazer com que você adquira automatismo e destreza na língua, facilitando bastante sua comunicação e te dando, consequentemente, uma fluência cada vez maior e melhor. O mesmo irá valer para quando você estiver assistindo filmes, séries ou ouvindo alguma música em Inglês. Ouça as falas dos personagens ou a letra da canção sem traduzir. Tente assimilar todo o contexto no idioma original em que foram produzidas as
obras audiovisuais.

Outra possibilidade para treinar seu Inglês é buscando ferramentas online para conversar com nativos da Língua Inglesa, como por exemplo o site Omegle (https://www.omegle.com/). Nele você terá a possibilidade de conhecer pessoas de qualquer lugar do mundo e que compartilham os mesmo interesses que você, sendo assim uma ótima ferramenta construtiva para seu desenvolvimento como falante fluente de Inglês.

Busque fazer isso ao menos uma hora por dia e, com o passar das semanas, você verá como os efeitos são extraordinários.

Faça como os gringos ao viajar para outros países

Quando um nativo em Inglês viaja para outros países que possuem línguas diferentes da sua, eles, geralmente, lidam com essa situação na maior tranquilidade e simplesmente falam o que sabem e como sabem. Ou seja, independente da conjugação verbal ou pronúncia estarem corretas ou não, eles não têm vergonha de falar ou se expor.

Aliás, esse é um dos principais pontos deste artigo: o importante é estar apto a se comunicar verbalmente. Afinal, quanto mais alguém se comunica mais irá se desenvolver no idioma desejado. Se não entender alguma sentença ou expressão não tenha medo de perguntar. Nunca é feio utilizar um “Excuse-me. I didn’t understand. Could you repeat please?”. Desse modo você se mostrará ao nativo uma pessoa que está aberta para entender e aprender o idioma dele. Assim, ele provavelmente irá te compreender e repetirá a frase. Basta ser educado e dará tudo certo! Nunca esqueça: É PERGUNTANDO QUE SE APRENDE!

Por fim evite querer ser perfeito! No princípio da sua jornada, o desejo imediatista e desenfreado de querer falar como se fosse um nativo mais atrasa do que adianta o seu desenvolvimento. Siga as dicas acima e dê tempo ao tempo. Desse modo, com certeza você irá colher frutos muito positivos no que tange ao seu Inglês.

Para não esquecer!

● Se arrisque! No princípio, o medo de falar é natural, mas não deixe isso atrapalhar o seu desenvolvimento. Afinal, ZERO ERRO = ZERO
APRENDIZAGEM;
● Devido sua importância, use e abuse da Língua Inglesa em todas as situações do seu cotidiano (https://www.ipschool.com.br/blog/113317-falar-ingles-saiba-porque-e-tao-importante-um-segundo-idioma.html);
● Copie os gringos e seja desinibido(a).

Hora de agir!

Agora que você já sabe os motivos pelos quais não deve temer falar Inglês, está mais que na hora de conhecer um dos centros de ensino de Língua Inglesa que mais cresce no Brasil, a IP School. Aqui na IP School, além de estar em uma instituição com credibilidade e confiança, você tem um ensino totalmente exclusivo e individual. Ou seja, você não precisará frequentar aulas coletivas com dezenas de outros colegas de classe.

Fazemos isso justamente para que você não fiquei inibido ou com vergonha de se expressar na frente de vários colegas. Como o estudante possui uma aula totalmente particular, este estará no melhor ambiente possível para falar o Inglês, pois em sala haverá somente o(a) professor(a), sendo que o docente sabe muito bem que o estudante está ali para aprender e não ser julgado. Desse modo, o aluno tem a possibilidade de se soltar mais, errar mais e, consequentemente, aprender mais rápido.

Fazemos isso a fim de que a sua capacitação seja a melhor possível e que você chegue no mercado de trabalho ou na sua viagem internacional com um enorme diferencial em relação ao resto das pessoas.

Então não perca tempo e clique agora no link a seguir. Você será redirecionado(a) imediatamente para um chat com nossa equipe comercial e, qualquer dúvida, nós iremos sanar com o maior prazer (https://www.ipschool.com.br/fale-conosco).

Estamos te esperando!

Olá, alguma dúvida? Fale agora mesmo com a Matriz!

Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite