Por qual motivo o brasileiro ainda não vê a Língua Inglesa como uma ferramenta transformadora de vidas?

Apesar do fato de que a Língua Inglesa é um dos idiomas mais falados no mundo e ainda ser extremamente requisitada no mercado de trabalho atual, o número de brasileiros que não apresentam o domínio pleno do Inglês é enorme. Assim, aproximadamente 95% da população não possui compreensão alguma sobre o Inglês, apesar de sua relevância.

Possivelmente, tal lacuna se deve à falta de informação e escassez de recursos financeiros que atinge essa enorme parcela de 95% da sociedade brasileira. Porém, é fato que muitos dos que estão nesse grupo dos “não falantes” também nem sequer procuram sair da zona de conforto para dominar um novo idioma.

Muitos jovens empregados acabam se sujeitando a postos de trabalho com uma menor remuneração justamente por não apresentarem a habilidade de fala e compreensão para com o Inglês. Por outro lado, muitos estudantes também não buscam o domínio do idioma por justamente não terem a noção de quanto o Inglês é útil para abrir portas para a carreira de um acadêmico.

Se você quer entender melhor os motivos pelos quais o Brasil ainda não possui um grande número de falantes em Inglês, fique ligado nas informações que estão neste artigo!

Qual a influência das escolas tradicionais nesses números?

Em um primeiro momento, as escolas tradicionais têm uma boa intenção para com seus estudantes. Eles acreditam na filosofia do “quanto mais conteúdo dado em sala, melhor”. Ou seja, acabam priorizando a quantidade ao invés da qualidade de ensino. Assim, muitos estudantes que estão no ensino fundamental, por exemplo, começam a interagir com a Língua Inglesa de um modo extremamente repetitivo e desestimulante.

Esse primeiro contato dos alunos com a língua inglesa, de uma forma não muito atraente e dinâmica, acaba por deixar marcas negativas no subconsciente dos jovens estudantes. Já pensou em como deve ser entediante ensinar a língua inglesa através do tradicional modo “livro, quadro, professor”?

Através desse método mais obsoleto de ensino, as possibilidades dos alunos não se interessarem pelo idioma estrangeiro são grandes e assim eles irão adquirir resistência inconsciente para com o tema sempre que este for apresentado.

Ou seja, infelizmente, muitas escolas, de ensino tradicional, estão influenciando negativamente os estudantes nesse aspecto da aprendizagem para com o Inglês justamente por não adotarem uma metodologia de ensino otimizada e que potencializa a aprendizagem dos estudantes.

Decorando o Inglês para o vestibular

Outro ponto que atinge diretamente os estudantes das escolas tradicionais e impacta diretamente no número de brasileiros desinteressados pela língua inglesa é o fato de que jovens, durante a sua fase de vestibulandos, acabam encarando o Inglês como uma matéria secundária, ou seja, com uma menor relevância, e que deve ser meramente decorada para a realização dos exames de admissão em universidades.

Esse é outro tipo de visão que corrobora para que o brasileiro não enxergue a Língua Inglesa como um fator diferencial em sua vida. Esse tipo de inferiorização subconsciente que ocorre para com o Inglês faz com que a língua não se dissemine por completo em um território com dimensões continentais como o Brasil.

Professores mal preparados

O docente mal preparado também é um enorme motivo para que os estudantes não deem credibilidade ao estudo da língua inglesa. Infelizmente, professores que pouco sabem o conteúdo ministrado em sala de aula não são raridades no atual cenário escolar brasileiro.

Assim, com um professor que não demonstra confiança alguma para com os temas ministrados, raramente algum estudante irá desenvolver seu interesse pela matéria. Possivelmente o estudante irá pensar: “Se nem o professor sabe essa matéria, por que eu iria querer aprendê-la?”

Todo o interesse começa na escola

Após analisar todos esses pontos envolvendo o ambiente escolar tradicional, nós percebemos que este é o lugar fundamental para que o desejo pelo conhecimento em Inglês seja fomentado e incentivado. Nossos números, no que diz respeito à quantidade de falantes de Inglês no Brasil, é terrivelmente baixo também por conta da má introdução que as escolas, sejam particulares ou públicas, realizam da língua inglesa para seus estudantes.

O mais indicado para a resolução desse problema, que é apenas um de muitos que afetam negativamente a quantidade de falantes Inglês no Brasil, seria uma reforma no ensino escolar brasileiro.

Medidas como o “homeschooling” (ensino escolar feito em casa) ou escolas que já adotam uma metodologia mais dinâmica e otimizada de acordo com o perfil de aprendizagem de cada estudante são bastante válidas a fim de que esse indicador melhore em um futuro próximo.

Hora de agir!

Agora que você já possui uma perspectiva sobre os motivos pelos quais muitos brasileiros ainda não enxergam a Língua Inglesa como fundamental, você não pode fazer parte dessa estatística negativa. Portanto, está mais do que na hora de conhecer a IP School, que se encontra entre as mais modernas e tecnológicas escolas de língua Inglesa do Brasil.

Aqui, na IP School, além de estar em uma instituição com total credibilidade e confiança, você, estudante, tem um ensino de Inglês particular totalmente exclusivo e individual, a fim de que o seu estudo seja o melhor possível e que possa aprender o idioma de maneira lúdica e otimizada.

Além disso, você terá a completa atenção de um docente extremamente capacitado que levará em consideração o seu perfil de aprendizagem. Dessa forma, as aulas serão elaboradas de modo que melhor se encaixem com a sua forma de entendimento.

Nosso trabalho educacional aos adultos é voltado para aqueles que buscam melhorar o seu currículo e estão atrás de novos desafios e possibilidades. Por outro lado, pensando nos pequenos, nosso trabalho educacional infantil é voltado para crianças que possuem a partir de 6 anos de idade. Afinal, nessa faixa etária da infância, eles possuem energia e capacidade de aprendizagem de sobra e assim fica mais tangível gerar o interesse em se aprender o Inglês.

Portanto, para não perder oportunidades na sua vida acadêmica ou trabalhista, não perca tempo e clique no link a seguir. Você será redirecionado(a), instantaneamente, para um chat com nossa equipe comercial e, qualquer dúvida, nós iremos sanar com o maior prazer (https://www.ipschool.com.br/fale-conosco).

Venha se transformar conosco!


Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite