Franquia física ou on-line: qual o melhor modelo de negócios?

Para todos aqueles que buscam a abertura de seus negócios pode ser que, durante alguma etapa de desenvolvimento do projeto, apareça uma dúvida bastante pertinente sobre qual modelo de negócios adotar no empreendimento. Geralmente o questionamento é: “Qual o melhor modelo para a minha vida profissional: a franquia física ou a franquia on-line?”.

Portanto, para que você não fique com nenhuma dúvida, nós iremos te explicar as vantagens e desvantagens de cada proposta. No final, é certo que você estará apto(a) para realizar a melhor escolha e alocar seu investimento na forma de empreendimento que mais combina com o seu perfil empresarial.

Lembrando que, em nosso blog, você encontra dois artigos que servem como base para o assunto que será desenvolvido neste e que podem até expandir, ainda mais, sua visão. O primeiro aborda as razões pelas quais você deve abrir uma franquia da IP School (https://www.ipschool.com.br/blog/160002-veja-agora-os-motivos-para-se-tornar-um-franqueado-da-ip-school.html), enquanto no segundo você entenderá sobre a forma de atuação das franquias on-line (https://www.ipschool.com.br/blog/160098-conheca-agora-as-franquias-on-line-um-modelo-de-negocios-economico-e-pratico-que-vai-mudar-a-sua-vida.html).

 

 

Quais são os principais benefícios das franquias físicas e das franquias on-line?

Bem, caso você tenha lido nossos artigos sugeridos no parágrafo anterior, sabe muito bem que um dos principais pontos alcançados ao se tornar um empreendedor é a liberdade. E não importa o modelo escolhido (físico ou virtual), visto que tal característica é inerente ao empreendedorismo. Deste modo, você é capaz de estabelecer-se em qualquer lugar da Terra – ou de acordo com os limites geográficos estabelecidos pela empresa franqueadora – e exercer uma atividade de alto potencial profissional.

Contudo, aqui aparece uma diferença relevante entre os dois modelos. No negócio físico, você estará atrelado a uma estrutura, localidade e terreno. Ou seja, você pode escolher a localidade para estruturação do seu empreendimento, porém não poderá se dar ao luxo de ficar mudando de um local para o outro a partir da instalação do seu negócio em um ponto físico.

Em contrapartida, o modelo físico de negócios ainda agrada uma grande parcela do mercado consumidor. Há muitas pessoas que preferem realizar a compra de produtos ou o uso de serviços de maneira presencial. Isso com certeza é um ponto positivo para os franqueados físicos. Além disso, o gestor da franquia muitas vezes adota o modelo físico a fim de que haja uma boa comunicação entre todos os membros que compõem a empresa. Afinal, é mais eficiente passar instruções e informações para a equipe pessoalmente do que via e-mail, por exemplo.

A relação interpessoal estabelecida nas franquias físicas também pode ser fator decisivo durante sua escolha. As possibilidades de você estar em um ambiente positivo e motivacional, tanto para funcionários quanto para clientes, é grande. Afinal, o melhor modo de se criar um networking com a clientela é através do contato pessoal mais próximo. E isso é algo que as franquias físicas possibilitam.

Por outro lado, no modelo on-line, você poderá estar executando suas atividades como gestor da franquia de qualquer lugar do Brasil ou do exterior. Tudo o que você irá necessitar será de um computador adequado e uma internet de boa qualidade. Para negócios on-line não há barreiras físicas. Tudo o que importa é a qualidade de serviço prestado ao seu cliente. Desse modo, flexibilidade e menores custos são pontos relevantes que fazem parte das franquias on-line.

Portanto, cabe a você analisar qual seu perfil e definir se deseja um empreendimento que necessita de um espaço físico ou de um negócio que pode ser administrado e desenvolvido em qualquer localidade do mundo. Outro ponto fundamental, e que possui relação com ambos os modelos, é a questão financeira. Afinal, é notório que atividades de cunho empreendedor possuem o potencial de gerar um grande retorno financeiro ao dono do negócio, tendo em vista que o sucesso de uma franquia, por exemplo, depende principalmente da gestão adotada no empreendimento.

Analisemos a seguinte situação: se compararmos o retorno obtido por um dono de uma franquia de escola de Língua Inglesa com o de um professor de Inglês, que possui carteira assinada, veremos que o potencial de retorno financeiro obtido pelo empreendedor é, geralmente, bem mais atraente.
Ou seja, se você busca uma evolução financeira considerável na sua vida, com certeza encontrará tal chance no mundo dos negócios.

Quais são os maiores desafios das franquias físicas e das franquias on-line?

Bem, em ambos os modelos de negócios, é certo que você deverá utilizar a maior parte das suas 24 horas para se dedicar ao desenvolvimento e consolidação do empreendimento. Gerenciar um negócio passa longe de ser uma atividade simples, por isso muitos ainda preferem ser “trabalhadores CLT”. A previsibilidade não faz parte da vida de um franqueado. A cada novo dia aparecem situações diferenciadas que podem exigir
resoluções distintas.

Além do período de dedicação que será demandado pelo negócio, você também precisa investir em conhecimento. Matemática financeira, gestão empresarial, administração e economia são exemplos de temas muito relevantes para quem deseja estar à frente de um negócio.

Sempre que possível, leia sobre e informe-se. Afinal, conhecimento nunca é demais e caso você esteja disputando mercado com um concorrente e os serviços prestados são similares, em qualidade e em eficiência, aquele que possuir mais conhecimento técnico levará vantagem para se sobressair.

Em canais do Youtube, como o do empreendedor Roberto Pantoja (https://www.youtube.com/user/demoro2099), você pode encontrar uma enorme gama de informações valiosas que poderão lhe trazer muitos “insights” e informação de ótima qualidade que será útil ao seu empreendimento.

No caso das franquias físicas, um ponto que pode ser bastante tortuoso para o empreendedor são os custos fixos com os quais este terá de lidar. Fatores como impostos excessivos, aluguel de espaço comercial, salários de funcionários e manutenção da estrutura física acabam “corroendo” boa parte do que poderia ser o lucro líquido da empresa. Portanto, pense bastante e faça alguns cálculos antes de empreender através de franquias físicas.

Por fim, no formato das franquias on-line, é possível que muitas vezes você utilize o home office como espaço de trabalho. Desse modo, o barulho presente em sua casa (ex: animais de estimação, crianças, vizinhos etc) pode ser um fator bastante incômodo para o exercício da sua atividade profissional. Esteja atento a isso!

 

 

Hora de Agir!

Nada melhor do que começar a jornada no mundo dos negócios como um franqueado de uma empresa responsável e única. Afinal, você irá receber, por parte da unidade matriz, todo o “know-how” e suporte técnico necessários para que haja a alavancagem de sua unidade.

Então, não perca tempo e converse com nossa equipe de franchising para você compreender melhor cada modelo e traçar uma estratégia sobre seu novo empreendimento. Clique agora no link a seguir! Você será redirecionado(a) imediatamente para uma página de nossa equipe comercial e, qualquer dúvida sobre se tornar um de nossos franqueados, nós iremos saná-la com o maior prazer (https://www.ipschool.com.br/seja-um-franqueado).

Olá, alguma dúvida? Fale agora mesmo com a Matriz!

Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite