Teste de proficiência – Veja agora qual certificação internacional é ideal para você!

Se você estiver buscando estudar ou trabalhar em países cuja principal língua é o Inglês, você, com toda a certeza, precisará realizar algum exame de proficiência. Como existem diversos tipos de exames de proficiência, nesse artigo nós te explicaremos as principais características dos exames mais aplicados na atualidade, que são: TOEFL iBT, TOEFL ITP e TOEIC. Desse modo, você poderá se especializar naquele que tem relação direta com o seu objetivo.

TOEFL iBT

A modalidade iBT (internet-Based Test) do TOEFL (Test of English as a Foreign Language) certamente é um dos tipos de exame de proficiência mais aplicados na atualidade. Tal exame é voltado principalmente para os que desejam uma especialização, técnica ou superior, fora do Brasil.

Com uma duração exata de três horas e trinta minutos, o TOEFL iBT é um teste de proficiência que avalia todas as competências possíveis de um candidato, no que se refere ao domínio da Língua Inglesa, visto que nesse exame o candidato terá de responder questões relacionadas à:

● Leitura (Reading);
● Escrita (Writing);
● Escuta (Listening);
● Oralidade (Speaking).

No momento do Reading o candidato terá entre 54-72 minutos para responder de 30 a 40 questões. No Listening haverá um limite de tempo entre 41-57 minutos para responder de 28 a 39 questões. No parte do Speaking o limite de tempo é de 17 minutos para se realizar 4 tarefas. Por fim, no Writing, haverá 2 tarefas para serem realizadas em 50 minutos.

As etapas de leitura e áudio são avaliadas via questões de múltipla escolha. O teste de oralidade é feito através da gravação do seu áudio. Por fim, a parte escrita é realizada por meio de questões discursivas.

Cada uma das etapas do teste de proficiência TOEFL iBT tem o valor de 30 pontos. Ou seja, o exame, em sua totalidade, equivale a 120 pontos. A nota mínima exigida para aceitação do seu exame, por parte da universidade no exterior, irá depender do regimento interno da mesma. Portanto, durante sua fase de preparação, lembre-se de buscar por todas as informações.

Caso queira saber mais detalhadamente sobre o teste de proficiência TOEFL iBT, sugerimos fortemente que você leia um artigo da IP School que fala exclusivamente sobre o mesmo (link interno).

TOEFL ITP

O TOEFL ITP (Institutional Testing Program) é outra modalidade de teste de proficiência bastante conhecida. Assim como no modelo iBT, o TOEFL ITP é direcionado para aquelas pessoas que buscam estudar no exterior. Porém, há algumas diferenças entre o exame ITP e o iBT.

O modelo ITP é, geralmente, aplicado aos estudantes que estão concluindo o curso de inglês e precisam realizar uma avaliação final para averiguar como está o seu nível de conhecimento na Língua Inglesa. Contudo, uma particularidade bastante interessante do
TOEFL ITP é que ele também é bastante utilizado para o ingresso de estudantes, que buscam realizar seus mestrados, em universidades brasileiras.

O ITP possui uma duração de exatos 115 minutos. É um período de tempo bem mais curto se comparado a versão iBT (210 minutos), mas, em compensação, não é tão extenso quanto a versão falada no tópico anterior.

O TOEFL ITP possui três etapas compostas por questões objetivas:

Compreensão auditiva: testará sua habilidade de compreender o Inglês falado. O candidato terá 50 questões para responder em 35 minutos;

Estrutura e expressões escritas: avalia o entendimento do estudante sobre estrutura e pontos gramaticais no Inglês escrito (formal). Nesta etapa há 40 questões para serem respondidas em, no máximo, 25 minutos;

Compreensão de leitura: este irá medir a capacidade do aluno em ler e entender textos de cunho acadêmico na Língua Inglesa. Por fim, nesta etapa o candidato deverá responder 50 questões em 55 minutos.

A versão TOEFL ITP é usualmente aplicada no papel, ao contrário da versão iBT que é on-line. Nesta versão de 115 minutos (Level 1 – intermediário ao avançado) as notas vão de 310 até 677.

Para saber mais detalhes sobre o conteúdo e formas de pontuação do TOEFL ITP, acesse: https://www.ets.org/toefl_itp/content.

TOEIC

Uma boa parcela das empresas têm exigido que seus funcionários saibam, no mínimo, falar o Inglês. No caso de multinacionais, por exemplo, será muito difícil algum funcionário crescer dentro da companhia caso o mesmo não apresente um bom domínio da Língua Inglesa.

Portanto, para todos aqueles que desejam uma carreira de sucesso, seja no Brasil ou em qualquer outra nação, é necessário que sua proficiência em Inglês esteja certificada. Para isso o exame mais utilizado é o TOEIC (Test of English for International Communication). Este, assim como todas as versões do TOEFL, é elaborado pela ETS (Educational Testing Service).

Amplamente exigido no moderno mundo profissional, o TOEIC é realizado, anualmente, por cerca 7 milhões de pessoas. Esse amplo número se deve ao fato de que as companhias buscam se resguardar antes de fazer a contratação de um candidato. Ou seja, ele é um documento de prova para os empregadores de que você é altamente capaz de se comunicar em Inglês para conseguir a tão sonhada e merecida promoção.

Além do mais, a exigência do TOEIC, por parte das empresas, é um facilitador para as mesmas, pois assim estas não precisam se preocupar com a criação e aplicação de exames de proficiência.

Como dito anteriormente o TOEIC é requerido principalmente por empresas, mas, devido ao seu grande reconhecimento internacional, ele pode ser aceito por outras instituições, como: instituições de ensino e órgãos de governos estrangeiros.

O TOEIC possui uma modalidade de avaliação que está no mercado há mais de três décadas (https://mastertest.com.br/produto/teste-toeic/). A modalidade do “Listening and Reading”, ou seja, “Escuta e Leitura”, possui cerca de 200 questões que devem ser realizadas em 120 minutos.

A etapa de escuta, que irá avaliar sua capacidade de reconhecimento auditivo da Língua Inglesa, tem duração de 45 minutos e possui cerca de 100 questões objetivas. Já a etapa de leitura, que irá validar sua capacidade de compreensão textual, possui uma duração de 75 minutos. Durante esse tempo, outras 100 questões objetivas deverão ser respondidas.

Dependendo do seu rendimento nas 200 questões do TOEIC, você pode tirar as seguintes notas:
● 10 – 250: Grau básico;
● 255 – 400: Grau elementar;
● 405 – 600: Grau elementar superior;
● 605 – 780: Grau laboral limitada;
● 785 – 900: Grau laboral superior;
● 905 – 990: Grau profissional internacional.

Lembrando que o modo de realização do TOEIC, assim como o TOEFL ITP, é no papel. Além disso, o teste de proficiência voltado para a carreira profissional (TOEIC) – assim como o TOEFL – apresenta uma validade de 2 anos, ou seja, é sempre importante estar com os conhecimentos, em relação à Língua Inglesa, atualizados!

Hora de ação!

Agora que você tem um conhecimento geral sobre os principais testes de proficiência em inglês aplicados ao redor do mundo, está mais que na hora de buscar uma das escolas de idiomas da melhor qualidade, a IP School. Desse modo, é certo que você terá a mais completa preparação para qualquer um desses exames aqui abordados. Inclusive, para os modelos TOEFL ITP e TOEIC, a IP School, além de preparadora, é uma aplicadora dos exames.

Na IP School você terá uma preparação totalmente individual e exclusiva, para que assim possamos te capacitar da melhor maneira a fim de que você chegue no exame pronto(a) para atingir a sua meta. Então não perca tempo e clique agora no link a seguir. Você será redirecionado(a) imediatamente para um chat com nossa equipe comercial e, qualquer dúvida, nós iremos sanar com o maior prazer
(https://www.ipschool.com.br/fale-conosco).

Olá, alguma dúvida? Fale agora mesmo com a Matriz!

Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite