Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre o exame de proficiência mais aplicado no mundo!

Atualmente o exame de proficiência mais requisitado no mundo é o TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Cerca de 98% das pessoas que buscam estudar no exterior e, portanto, necessitam demonstrar domínio da Língua Inglesa, realizam a modalidade iBT (internet-Based Test) do TOEFL. Desse modo, como o TOEFL iBT é a versão mais importante do exame elaborado pela ETS (EDUCATIONAL TESTING SERVICE), vamos direto ao ponto.

Se você tem o objetivo de realizar algum curso – seja ele de longa ou curta duração, técnico ou superior – em instituições fora do Brasil, que  exigem uma boa proficiência em inglês, por parte dos alunos, você terá de realizar esse teste.

O TOEFL iBT é dividido em 4 etapas: reading, speaking, listening e writing. Vamos ver o que é avaliado em cada um desses processos:

● Reading: irá avaliar, com base em questões objetivas, como está a sua leitura e interpretação textual;
● Speaking: testará seu grau de desenvolvimento, no momento da fala, através da gravação do seu áudio;
● Listening: é a parte na qual você irá escutar alguns diálogos e deverá demonstrar o seu entendimento respondendo questões de múltipla escolha;
● Writing: momento no qual sua escrita, em inglês, será testada. Apresenta duas questões nas quais você deverá realizar o desenvolvimento de
respostas em tempo limitado.

Cada uma das etapas do TOEFL iBT equivale a 30 pontos. Portanto a prova, em sua totalidade, tem por valor 120 pontos.

Lembre-se que este não é um teste que irá te reprovar. Ele apenas irá constatar, através da pontuação que você atingir, o seu grau de habilidade com a Língua Inglesa. Algumas instituições de ensino no exterior exigirão que você apresente uma nota mínima global, ou seja, que tira uma nota mínima em todo o teste. Outras, por exemplo, colocam como meta notas mínimas em cada uma das etapas. Para saber qual dos dois modelos a instituição para a qual você deseja ir segue vá até a página de cada uma e, muito provavelmente, você encontrará tal informação.

Como faço para realizar a prova do TOEFL iBT?

Há duas maneiras de se realizar o exame, sendo uma presencial e outra de casa. Na primeira delas você deve realizar a inscrição (on-line, através do aplicativo TOEFL, via telefone ou correio) e selecionar um centro aplicador do teste (https://v2.ereg.ets.org/ereg/public/jump?_p=TEL). Antes de realizar a inscrição lembre de se informar sobre as datas de aplicação do exame. No dia da prova você deverá se deslocar até a unidade aplicadora na qual irá realizar a prova de maneira on-line, em um dispositivo da própria instituição, para que possa ser avaliado.

Para que haja a possibilidade da realização do teste em casa há o TOEFL iBT Special Home Edition, no qual você poderá fazer no conforto de seu lar, desde que esteja sendo monitorado, de maneira remota, por um inspetor da instituição aplicadora do exame. A versão iBT Special Home é idêntica ao iBT realizado presencialmente, possuindo a mesma aceitação pelas universidades do exterior, mesmo conteúdo e até o mesmo tempo de aplicação.

Importante ressaltar que o período de validade do TOEFL iBT é de 2 anos, ou seja, após esse período você terá de refazer o exame para comprovar que ainda possui todas as habilidades necessárias para o bom uso da Língua Inglesa.

Quanto custa para a realização de um TOEFL iBT?

A quantia necessária para a realização do exame, em qualquer centro aplicador licenciado pela ETS, será de US$215. Esse valor, devido à relevância mundial do exame – visto que é aceito em mais de 11 mil universidades e outras instituições em mais de 150 países (https://www.ets.org/pt/toefl/test-takers/ibt/about), deve ser visto como um investimento e não como um gasto, até porque esse é o teste requerido pelas maiores universidades do mundo. Caso você não atinja a nota mínima desejada pela universidade que almeja entrar não há problema algum. Depois de 3 dias da realização do exame, desde que pague novamente pela taxa de US$215, você poderá realizar outro. Desse modo, caso esteja em uma situação de urgência de prazo e acabou não indo muito bem na prova, você terá uma nova oportunidade já no fim de semana seguinte. Não é maravilhoso?

Quem tem algum tipo de deficiência pode realizar o TOEFL iBT?

Com toda a certeza! As instituições licenciadas pela ETS, para a aplicação das provas, são totalmente preparadas para atender todas as pessoas. Caso você possua alguma necessidade física ou de saúde basta enviar o seu requerimento. No momento de envio da solicitação basta esperar pela aprovação do ETS Disability Services. Lembre-se de fazer o pedido antes do agendamento de seu exame, OK? (https://www.ets.org/disabilities)

Quais são os documentos que preciso levar para realizar o TOEFL iBT?

Caso seja maior de 16 anos você deve portar um documento original com as seguintes características:
● a identificação precisa ser de natureza nacional, estadual ou municipal;
● estar dentro da data de validade;
● incluir seu nome completo;
● possuir fotografia recente;
● incluir uma assinatura sua.

Se, por acaso, você tiver 15 anos ou menos então será necessário que um responsável, com 18 anos ou mais, esteja portando um documento de identificação válido, para que este preencha e assine um formulário de liberação. Deste modo, você poderá realizar o exame dentro de todos os parâmetros exigidos.

Recomendações valiosas para realizar o TOEFL iBT

O exame é aplicado cerca de 60 vezes por ano nos centros licenciados pela ETS, então faça um planejamento com calma. Deixe a prova, se possível, para o final do semestre. Use todo o tempo possível para se planejar e estudar. É bastante recomendável que você busque ajuda de especialistas durante os meses anteriores ao do exame. Para isso, nada melhor que o auxílio de um curso preparatório. Deste modo, com uma preparação consistente e bem elaborada, é bastante provável que você irá chegar no dia da prova totalmente preparado(a) e sem estresse.

Hora de agir!

Agora que você já sabe tudo sobre o exame de proficiência em inglês mais popular do mundo está na hora de marcar a sua prova em um dos centros de preparação de maior credibilidade e confiança, a IP School. Aqui na IP School você terá uma preparação individual e totalmente exclusiva, para que assim possamos te capacitar da melhor maneira para você chegar no exame totalmente preparado(a). Então não perde tempo e clica agora no link a seguir. Você será redirecionado(a) imediatamente para um chat com um(a) de nossos(as) atendentes e, qualquer dúvida, nós iremos sanar com o maior prazer (https://www.ipschool.com.br/fale-conosco).

Estamos te esperando!

Olá, alguma dúvida? Fale agora mesmo com a Matriz!

Controle Online - Desenvolvimento de aplicativos

Hospedado por Go Infinite